Treinamento

O treinamento regular do Aikido faz surgir uma atitude de comportamento (etiqueta, cortesia) no âmbito do dojo e de sua vida.

Você aprende a educar a mente, pois a prática da arte exige organização, lealdade, disciplina, respeito mútuo, determinação e paciência, dentre outros aspectos, que serão internalizados ao longo dos anos de treinamento do Aikido. E através da prática, da realização da técnica repetidamente, que se procura atingir o plano espiritual que é o verdadeiro objetivo do treino de Aikido.

Ao longo dos treinos você melhora seu condicionamento físico, tornando seu corpo flexível, mais resistente, mais confortável e com bom tônus muscular. Por fim, você adquire uma atitude de autodefesa.

O Aikido também inclui o treino com armas (faca, bastão e espada de madeira) que exercitam a postura, o correto posicionamento, a ação adequada, sem as quais você pode se encontrar em situação de morte.

Diz-se na cultura oriental que você aprende a viver quando aprende a morrer e que o exercício com armas leva à alegria de viver, ao enriquecimento espiritual. O Aikido exercita, então, formas corretas de agir, que exigem formas corretas de pensar, desenvolvendo através do corpo, a correta atitude mental.