Como escolher sua academia

Aikido como escolher sua tribo
(atualizado em: 19-abril-2020)

Quantos já se perguntaram: estou no lugar que penso estar? Ou seja, estou treinando Aikido em uma academia ligada a Aikikai do Japão ou organização oficial? Como posso ter certeza disso?

A academia está perto de sua casa ou do trabalho? Certifique-se que a academia da qual você vai participar é facilmente acessível e conveniente. Antes de decidir participar de uma academia, é sábio experimentar antes de comprar. Pergunte se tem aula experimental, se pode assistir uma aula, se negar isto, comece a suspeitar. Visite outras academias, compare. A academia tem vários horários disponíveis? A academia permite frequentar outros horários, no caso de você faltar?

Portanto, ao escolher sua tribo é bom ir ao dojo, assistir uma aula, observe o comportamento do instrutor. O instrutor dispensa atenção? É interessado? É autoritário? Trata os alunos de maneira agressiva? Permite o dialogo? O instrutor demonstra conhecimento amplo sobre o Aikido? O instrutor frequenta seminários?

No que tange a academia, veja se o dojo é limpo, bem conservado. Os praticantes são receptivos e educados? A academia permite que se faça aula experimental?
Tenha cuidado se o dojo se nega a responder suas perguntas ou se fazem mistérios. Proselitismo religioso não deve ser praticado no dojo. Cuidado, para você não entrar, ingenuamente, numa seita.

A academia que você selecionar exercerá influência direta sobre sua motivação. Por isso, tome todo o cuidado que puder para pesquisar bem e encontrar aquela que atende a todos seus critérios de escolha.

No Brasil, existem grupos com ligação direta com a Aikikai, ou seja, cujos lideres ou organizações nacionais tem foro jurídico localizado no Brasil e não no estrangeiro.
Todavia, existem, também, grupos que afirmam terem tal ligação com a Aikikai através de instrutores ou organizações de fora do Brasil, fica difícil comprovar o que afirmam esses grupos, pois não há como verificar a veracidade das informações.

Já no caso das organizações e líderes nacionais, podemos verificar se o dojo/academia é oficialmente reconhecido. Basta contatar a organização nacional e se informar.

J.F.Santos
5º. Dan Aikikai
Aizen dojo

 

"Dojo e Organizações Oficiais" são os centros de promoção e divulgação do Aikido. As diretrizes desses Dojos e Organizações são aprovadas pela Fundação Aikikai.
Organizações no exterior
As seguintes organizações de Aikido em cada país receberam o reconhecimento oficial do Hombu de acordo com as regras estabelecidas no Regulamento Internacional da Sede Mundial do Aikido.  Existem várias Organizações de Aikido, que ainda não receberam o Reconhecimento da Hombu. Essas organizações, compostas de praticantes de Aikido com graus de Dan da Aikikai, também são membros da família mundial do Aikido sob o guarda-chuva do Aikikai.
Clique AQUI

ONDE TREINAR