Chamada, senha, horários, comportamento e avaliação

As datas e horários estabelecidos deverão ser cumpridos rigorosamente pelo candidato, sob pena de ser impedido de participar das avaliações.

O candidato devera chegar cedo para responder a chamada, tomar conhecimento de quem será o ukê e da ordem de entrada.

Nessa ocasião todos receberão senha de identificação para colocar no keiko-gi em local visível para a Banca.

O exame começará na hora estabelecida. Nessa hora, todos os candidatos já deverão estar sentados em seizá no tatame e posicionados em linha reta, de frente para o Kamizá.

Não haverá segunda chamada.

O exame começará com o cumprimento ao Kamizá, seguido de outro entre o instrutor e os alunos. Nesse momento o Presidente da Banca declarara aberto o exame.

Os faixas pretas não poderão atuar como ukê em exame de grau de kyu.

O candidato tem que ter em mente que os membros da Banca conhecem os detalhes de cada técnica e distinguem muito bem quando e bem realizada ou realizada de forma errada ou artificial.

Os keikogis (quimonos) do ukê e do nagê (examinando e parceiro) deverão estar limpos e bem amarrados.

O hakamá (quando for o caso) devera estar bem preso a cintura e a calca do quimono não poderá aparecer por baixo dele.

O examinando e os parceiros, portanto, deverão se apresentar com aspecto corporal impecável.

Os aquecimentos serão feitos antes do exame, de preferência individualmente, a vontade de cada um.

O examinando que for prestar exame que exija o uso de armas, devera se apresentar levando na mão direita o jô (bastão), o bokken (espada de madeira) e o tantô (faca de madeira).

Depois de entrar no tatame, o examinando repousara as armas na borda direita do tatame (de frente para Banca).

A Banca chamará o candidato e seu ukê por seus números. Ao ser chamado, o candidato responderá e andará para o centro do tatame, com seu ukê. O candidato e seu ukê sentar-se-ão de frente para o Kamizá. O ukê ficara a esquerda do nage e os dois farão a saudação sem esperar que a Banca peca.

A seguir ficarão um de frente para o outro e repetirão a saudação. Apos isso, ficarão de pé para o início das técnicas.

Concluído o exame, o candidato e seu ukê sentar-se-ão um de frente para o outro e efetuarão a saudação, entre si. Depois, de frente para o Kamizá, farão a segunda saudação. Feito isso, ficarão de pé, recuando alguns passos de modo a não dar as costas bruscamente para a Banca. Virar-se-ão e retornarão aos seus lugares.

Os candidatos e os ukê deverão permanecer no dojo até a conclusão dos exames, a não ser que a organização do exame determine algo diferente.

Não haverá explicações de nomes de técnicas porque conhecê-los faz parte da avaliação.

Enquanto não for pedida nova técnica, o examinando continuara a executar a mesma técnica. Assim, não é admitido ficar parado aguardando, a não ser que o orador da Banca determine a paralisação e a espera.

Durante a avaliação. o examinando manterá boa postura (shishei) e a guarda correta (kamaê). A expressão, corporal e facial, deve ser tranquila sem revelar insegurança, nervosismo, medo ou cansaço. Coluna ereta, postura natural e firme.

O ritmo da ação deve ser em crescente, desde o princípio ate o fim, mantendo-se 75% da capacidade física em todo o momento. Isso só será possível se o praticante tiver levado a sério sua preparação física meses antes do exame.

O ritmo especifico de cada técnica deve ser uniforme, sem precipitações nem devagar demais, sem tempo morto, usando velocidade adequada e precisão que corresponda a 75% de sua capacidade física total.

Quando for necessário, deve deixar bem claro o atemi, mostrando na técnica seu verdadeiro sentido e eficiência.

Nas técnicas. de controle (ikkyo, nikyo, sankyo, yonkyo, etc.) o examinando deve imobilizar com precisão e eficiência. ate que o ukê sinta a necessidade de “bater”.

A atitude geral deve ser sóbria e elegante, procurando dominar o nervosismo e a fadiga, mediante o controle da respiração, que deve ser a mais imperceptível possível.

Os movimentos devem ser feitos com sinceridade tanto pelo examinando quanto por parte do ukê, pois a Banca não se deixa enganar. Caso ocorra fingimento, produzira efeito ridículo e negativo para o candidato e também para o ukê.

Ao realizar defesas contra armas o examinando deve ter em mente que a finalização implica, obrigatoriamente, em tirar a arma do ukê. Por exemplo, no caso de tanto (faca) a arma devera ser devolvida com toda a precaução, com o fio e ponta para cima e para si, tomando a distância adequada de imediato, para evitar ataque de surpresa. No caso de jô (bastão), deve devolvê-lo verticalmente. Se for bokken (espada de madeira), segurar com as duas mãos, entregar horizontalmente com fio para si e tsuba para esquerda.

O candidato devera estar alerta (zanshin) a todo o momento. Por isso, dar as costas ao atacante durante o exame implica em reprovação.

O candidato promovido a faixa preta. somente usara a nova faixa apos ter preenchido o formulário apropriado ("application"), pago a taxa da FIA e recebido o diploma da Federação Internacional de Aikido (Tóquio).

O comportamento antes, durante e depois das avaliações também será observado.

Não serão permitidas filmagens nem fotografias durante as avaliações.

Deverão estar no local da avaliação. somente os candidatos, ukê (titulares e reservas) e a Banca Examinadora.