Visitando outros dojos e Eventos

Atente para o fato que outros dojos podem ter algumas regras particulares de comportamento. Portanto: “Em Roma, faça como os romanos”.

Mantenha a mente aberta e receba a instrução dada com sincera gratidão. Lembre-se de que você representa sua academia e seu instrutor. Assim, aja com diplomacia e urbanidade.

Eventos: Seminários, Treino mensal e Gasshuku

Como parte de seu treinamento no Aikido, procure participar de Seminários, do Treino mensal e dos Gasshuku. Consulte o calendário de eventos. Seu progresso será muito maior, fruto da participação nesses eventos.

Quando um evento desse for programado, ofereça-se como voluntário (a) para ajudar na preparação da programação, do dojo, do ambiente, na limpeza, etc. Sua ajuda será de grande valor.

Para os alunos de 1º kyu (marrom) e de faixa preta, a presença em Seminários, Gasshuku e Treino mensal é decisiva para efeito de promoção de faixa. A ausência de graduados nesses eventos é anotada.

Geralmente em Seminários e/ou Gasshuku não é necessário esperar permissão para entrar no tatame e participar da aula porque isso tira a atenção do professor e dos outros alunos. Cumprimente, entre e fique logo em seizá.