Mestres que nos inspiram

Mestres que nos inspiram

Instrutores e Mestres que nos honram com sua amizade e conhecimento sobre o mundo das Artes Marciais.

 

em ordem alfabética de sobrenome

Dionino Giangrande

Giangrande Sensei

Dionino Giangrande (Roma-Itália)

Nascido, em Roma, em 1963. É formado nas escolas do mestre Hiroshi TADA, o último 9o. Dan da Aikikai (ainda vivo e ativo) e de Hideki HOSOGAWA. Aproximou-se da cultura zen graças aos ensinamentos do mestre Fausto Taiten Guareschi, herdeiro espiritual de Taisen Deshimaru Roshi. Pratica Shodo (escrita oriental) com o mestre Norio Nagayama. Pratica  Iaido, Jodo e estilos antigos de esgrima japonesa - koryu. Formado em Educação Física pela ISEF/Roma e em Ciência da Educação pela Terza Università di Roma. Diplomado em língua e cultura japonesa no ISMEO. Terapeuta em Shiatsu pela Associação Médica Italiana de Acupuntura. Viaja com freqüência ao Japão para aperfeiçoar seus estudos. Vegan. Possui as seguintes graduações em arte marcial: Aikido-6o. Dan; Iaido-5o. Dan;  Jodo-3o. Dan, Shodo-2o. Dan, Kendo-1o. Dan

 

Gleanson Sensei

Gleason Sensei

William James Gleason (Boston-Estados Unidos)

Sensei William James Gleason viveu 10 anos no Japão, de 1970 a 1980. Neste período estudou na Hombu dojo e no dojo particular do fantástico Seigo Yamaguchi, o Mestre do Desequilíbrio, que se tornou seu amigo e mentor. Gleason sensei, enquanto no Japão, estudou e praticou: esgrima (Kashima Shin Ryu), língua japonesa, musica clássica e religiões orientais. Fundou o Shobu Aikido dojo, em 1980, em Boston, possui cinco dojos afiliados nos Estados Unidos. Desde 1985 é filiado ao Aikido Schools of Ueshiba Federation (ASU), de Mitsugi Saotome Shihan. Gleason sensei é autor do livro The Spiritual Foundations of Aikido (traduzido português) e o do livro "Aikido and Words of Power: The Sacred Sounds of KOTOTAMA". No Seu primeiro DVD, "Aikido and Japanese Sword", mostra a relação entre os movimentos de esgrima tradicional e o Aikido. O Aikido de Gleason sensei se transformou. em poucos anos, de maravilhoso para incrível. O surpreendente em Gleason Sensei é sua habilidade de ensinar de forma organizada e compreensível. Seus movimentos precisos refletem o resultado do seu estudo e paixão pelo Aikido. Cortando fronteiras, eterniza o Aikido de Yamaguchi sensei como seu legitimo representante.

 

Karizumi Sensei

Karizumi Sensei

Prof. Doutor Noboro KARIZUMI (1928)

Japonês natural de Matsuyama, casado, doutor em Botânica, lecionou na USP, São Paulo, por dois anos. Possui graduações em IAIDO (faixa-preta 8º Dan, Kyoshi) e KENDO (faixa-preta 7º Dan). Leciona Kendô e Iaidô em Chiba e outras localidades. Depois que partiu de São Paulo, já visitou o Brasil diversas vezes. Nessas visitas sempre lecionou Iaido para os membros do Aizen, especificamente para Shikanai-sensei e Santos-sensei.

 

Yasuo Kobayashi

Kobayashi Sensei

Yasuo Kobayashi 小林 保雄 (80 anos)

Kobayashi Sensei, como é mais conhecido por seus alunos, é 8o. Dan de Aikido da Aikikai. Ele nasceu em Tóquio no dia 20 de Setembro de 1936. Aos dezoito anos de idade entrou para a Aikikai Hombu Dojo em Abril de 1954. Na mesma época entrou para a Universidade Meiji e lá fundou O Clube Universitário de de Aikido.

Aos 22 anos de idade, tornou-se um dos instrutores da Hombu Dojo (em 1958). Em Abril de 1969, aos 32 anos de idade, abriu seu próprio dojo em Kodaira. Em Novembro de 1972, agora com 36 anos de idade, deixou a Hombu Dojo, onde lecionou por 14 anos, para se dedicar como instrutor-chefe da sua rede de dojos.

Recebeu 2 prêmios do Nihon Budo Kyugikai ( Conselho de Artes Marciais do Japão 日本武道協議会 ). Em 15 de Janeiro de 1987, aos 51 anos de idade, recebeu o prêmio de reconhecimento pela excelência organizacional e em 15 de janeiro de 2005, aos 68 anos de idade, recebeu o título de reconhecimento pela excelência na difusão do Aikido (foto).

Kobayashi Sensei, além de lecionar em vários dos seus dojos no Japão, é regularmente convidado a ensinar em Taiwan, Finlândia, Suécia, Reino Unido, Canadá (Calgary), Brasil e Estados Unidos. Atualmente existe aproximadamente 120 grupos que possuem algum tipo de filiação à sua organização denominada Aikido Kobayashi Dojo.