Kisshomaru Ueshiba

Kisshomaru Ueshiba (植芝 吉祥丸 em japonês; 27 de junho de 1921 - 4 de janeiro de 1999). Foi o terceiro filho de Morihei Ueshiba, o fundador do Aikido. Kisshomaru foi o Doshu sucedendo seu pai até o fim de sua vida em 1999. Kisshomaru nasceu em Ayabe em 1921. Ele se formou na Universidade Waseda em economia.

Você conduz o seu parceiro

Liberdade e espontaneidade no movimento esférico são características básicas do aikidô. No que concerne aos movimentos de rodar e girar em torno de um eixo (Tai-sabaki), os movimentos esféricos são o alfa e o ômega do treinamento. Essa ênfase no dinamismo da esfera levou a vários e interessantes desenvolvimentos.

O poder do Ki

Um aluno de aikidô que venha treinando regularmente deve ter algumas visões interiores (insights) pessoais do ki, mesmo não tendo conhecimento da sua origem histórica e teórica. Como foi salientado anteriormente, o ki é um antigo princípio que constitui o ponto crucial das filosofias e religiões do leste asiático.

O Ki universal e o Ki individual

Aikidô é essencialmente uma moderna manifestação das artes marciais japonesas (budô). É ortodoxo no que herda da tradição marcial e espiritual do Japão antigo, primeiramente registrada nos trabalhos históricos e literários do séc. VIII, “Kojiki” - Registro de Assuntos Antigos (Record of Ancient Matters) e “Nihongi” - Crônica do Japão (Chronicle of Japan).

Jovens Samurais

Nos últimos anos, tem aumentado bastante o número de jovens alunos de aikidô no Japão. A questão de começar aulas para crianças no Hombu Dojô surgiu há quase 20 anos atrás. A razão para discutir a conveniência de tal iniciativa era que o aikidô enfatiza não só os movimentos físicos, mas, cedo ou tarde, requer compreensão da filosofia que o sustenta.

Invocando a tradição

A Continuidade da tradição
Tendo discutido o lugar e o papel significante dos alunos mais jovens e mulheres praticantes, não quero encerrar este capítulo sem mencionar as inúmeras pessoas do passado que preservam a continuidade da tradição do aikidô.

Façamos como as flores: tudo natural e belo!

As ameixeiras vermelhas no nosso quintal estão agora em plena floração.

A vermelhidão delas nos chama muito a atenção. Há flores durante o ano todo no quintal. Durante março e abril,  camélias, marmelos japoneses e lilases continuam a florescer. Além disso, é muito prazeroso ouvir o som cristalino do rouxinol em concerto com outros pássaros.

Após a prática matutina, quando eu me sento a meditar junto com  aproximadamente 100 estudantes, a canção do rouxinol nos faz esquecer que estamos no meio de uma cidade. Tal pureza e claridade nos tocam como uma coisa bela.

E então como faço?

Como unir Ki individual e ki Universal??

Para a pergunta de como uma pessoa realiza a união do ki do universo com o seu próprio ki, o trabalho harmonioso e a reação mútua de ambos, a resposta é através de treinamento e prática intensos. Isso faz da harmonia e do amor a essência do aikidô. Ambos estão no coração do aikidô. O Fundador considerava isso como sendo a essência última e a mais elevada verdade.

Comprendendo o sentido do Aikido

O DOMÍNIO ÚLTIMO: COMPREENDENDO O CORAÇÃO DO AIKIDÔ

Antes de II Guerra Mundial, um famoso cientista alemão envolvido em pesquisa militar veio ao Japão. Ao retornar à Alemanha, levou consigo muitas espadas japonesas e confiou-as a um instituto especializado em pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia do aço para análise científica. O cientista era um admirador das espadas japonesas, respeitava-as altamente e sabia da sua superioridade em relação às espadas européias.