A Família Ueshiba

A Família Ueshiba

O Primeiro Doshu1 do Aikido
(O Fundador)

Morihei Ueshiba - o fundador do Aikido
O-Sensei

Morihei Ueshiba (植芝盛平 Ueshiba Morihei; Tanabe, 14 de dezembro de 1883 – 26 de abril de 1969) foi um famoso artista marcial japonês. Fundador do aikido, é conhecido como O-Sensei ("Grande Professor" ou "Grande Mestre") por seus praticantes. Seu nome de nascimento era Moritaka Ueshiba.

Aos vinte anos já tinha adquirido excelentes condições físicas através de exercícios. Aprendeu jiujitsu do estilo Kitoryu com o Prof. Torawa Tokusaburo. Também recebeu o diploma de seu professor Sakai Masakatsu de espada da Escola Yagyu-Ryu.  Aos 21 anos se alistou como praça no Exército na guerra Japão-Rússia. Seu desempenho na campanha foi tal que ao término da guerra, seus comandantes visitaram o então sargento Ueshiba, convidando-o para entrar na Academia Militar. Porém, não se interessou, pois seu caminho achava-se em outra parte.

Em 1910, chegou a Hokkaido e começou a cultivar a terra num lugar chamado Shirataki. Recuperado da doença, renovado o espírito e no vigor dos trinta anos o prof. Ueshiba torna-se líder da comunidade, faz parte do conselho da prefeitura e participa intensamente nas reivindicações para melhoria do vilarejo. É nesse tempo em Hokkaido que ele encontra o mestre Sokaku Takeda do Daito-ryu jiujitsu. Este mestre era um homem pequeno de grande força, bastante rude e severo, de difícil convivência. Mestre Takeda viu em O-Sensei um aluno excepcional e de grande autocontrole para receber os ensinamentos deste estilo de jiujitsu que só era transmitido muito particularmente. Não foram fáceis os tempos de aprendizagem! Ueshiba submeteu-se ao severo autoritarismo do professor, de corpo e alma. As aulas não tinham horário marcado, podiam ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite, tinha que cortar lenha, preparar as refeições e os banhos do professor Takeda. Além disso, conta-se que Ueshiba pagava 300 a 400 yens por cada técnica ensinada, o que era um valor considerável naquela época. Assim mesmo, os dias gastos no aprendizado eram irregulares. Em cinco anos o Mestre Takeda somente dedicou cinco de cada 100 dias para o ensino. O resto do tempo o aluno tinha que praticar sozinho. Com a idade de 33 anos Mestre Ueshiba recebeu o título de mestre em Dayto-ryu Aikijiujitsu.

Foi com base nesse legado que o mestre Ueshiba transformou, desenvolveu e criou as técnicas para o AIKIDO atual, substituindo o termo "jitsu" (arte para a guerra) pelo termo "do" (caminho espiritual), elevando-o de uma arte marcial para um princípio superior.

O Segundo Doshu1 do Aikido
(O Modernizador)

Kisshomaru Ueshiba, o modernizador do Aikido
O Filho do Fundador do Aikido

Kisshomaru Ueshiba (植芝 吉祥丸 em japonês; 27 de junho de 1921 - 4 de janeiro de 1999) foi o terceiro filho de Morihei Ueshiba, o fundador do aikido. Kisshomaru foi o Doshu sucedendo seu pai até o fim de sua vida em 1999. Nasceu em Ayabe. Iniciou a treinar, por volta de 1937, com o seu pai, o fundador do Aikido. Em seguida, ele entrou para a Universidade Waseda onde se formou em economia em 1946. Já em 1942, o seu pai o nominou chefe do dojo Kobukan em Shinjuku-Tóquio.

Kisshimaru socorreu diversas vezes o dojo do fogo, causado causado pelos bombardeamentos da II Guerra Mundial. No início de 1948, Kisshomaru supervisionou o desenvolvimento da organização Aikikai Hombu Dojo (e, assim, da demolição do Dojo Kobukan em 1967 até a construção da sede da Aikikai).

O 2o. Doshu estruturou o curriculo das técnicas do Aikido e com isso favoreceu a grande divulgação que a arte tem nos dias de hoje. É considerado o pai do Aikido didaticamente estruturado. Sua importância para o Aikido é tanto quanto à do próprio fundador, pois enquanto que este tenha criado a arte, o seu filho, Kisshomaru Ueshiba, formalizou sua prática e tabalhou arduamente para a fudamentação e didática do Aikido como é atualmente praticado. Devemos muito a Kisshomaru Ueshiba, o 2o. Doshu do Aikido.

O Atual Doshu1 do Aikido
(O Consolidador)

Moriteru Ueshiba
O Neto do Fundador do Aikido

Moriteru Ueshiba (植芝守央) nasceu em Tóquio, Japão, no dia 2 de abril de 1951, na reconhecida família do fundador da arte marcial. Começou a treinar aikido ainda na escola fundamental, mas de modo natural, pois sua família não impôs o estudo do Aikido como um dever. A despeito disso, aprofundou seus estudos somente na juventude, pois ele tinha por intenção continuar o legado de seu pai.

Graduou-se na Universidade Meiji Gakuin, em 1976, em economia. Em 1996, assumiu o cargo de diretor da instituição Aikikai Hombu Dojo e, em 1997, foi até a Irlanda, com a intenção de diviulgar mais a arte marcial. Após, o falecimento de seu pai, Kisshomaru Ueshiba, assumiu a posição/título de Doshu, em 4 de janeiro de 1999, seguindo a tradição familiar. Segue à frente da entidade, indo a vários países.

Waka Sensei*
(O futuro Doshu)

Aikido Waka Sensei
O Bisneto do Fundador do Aikido

Mitsuteru Ueshiba  (植芝充央) nasceu em Tóquio, Japão, em 1981. É bisneto do Fundador do Aikido, Morihei Ueshiba. É terceiro filho do atual Doshu Moriteru Ueshiba. Desde Abril de 2010 passou a ser o dojo-cho (chefe do dojo) em exercício do Dojo da Aikikai em Iwama na prefeitura de Ibaraki. É também o Assistente do Chefe do Aikikai Hombu Dojo. Ele fez sua primeira viagem para ensinar no Havaí em Fevereiro de 2010. Mitsuteru é também chamdo de Waka Sensei (若先生)* para distingui-lo do seu pai.

  • 1. a. b. c. Dōshu (道主) é um título hereditário (literalmente "mestre do caminho") denotando o representante maior da organização Aikikai
  • *. a. b. Waka Sensei significa "jovem mestre" e foi atribuído a Moriteru Ueshiba quando Kisshomaru Ueshiba ainda estava vivo. Esse costume é também adotado fora do Aikido, é também uma faceta da relação sempai e kohai.