Shuhari - 守破離

Um conceito do mundo das artes marciais que serve para qualquer situação de busca do conhecimento: Shuhari

Shuhari significa, aproximadamente: "aprender primeiro, em seguida, desvincular, finalmente transcender".

shu (守) "proteger", "obedecer" - sabedoria tradicional - Fundamentos da Aprendizagem, técnicas heurísticas, provérbio

ha (破) "desprender", "divagar" - romper com a tradição - desapego das ilusões do ego

ri (離) "deixar", "separar" - transcender : não existem técnicas ou provérbios, todos os movimentos são naturais, tornando-se um com o espírito em paz sem se apegar a formas; transcendendo o físico.

===========
"Sabe-se que, quando aprendemos ou treinamos alguma coisa, nós passamos pelas fases de SHU, HA, e RI. Estes estágios são explicados como se segue. Em SHU, repetimos as formas e nos disciplinamos para que nossos corpos absorvam as formas que os nossos antepassados criaram. Continuamos fiéis a essas formas sem desvio. Em seguida, na etapa de HA, uma vez que temos nos disciplinados a adquirir as formas e movimentos, fazemos inovações. Neste processo, as formas podem ser quebradas e até mesmo descartadas. Finalmente, em RI, nos afastamos completamente das formas, abertura da porta da técnica criativa, e chegamos em um lugar onde podemos agir de acordo com o que o nosso coração/mente deseja, sem obstáculos, desde que não se desrespeite as leis."
-- Endō Seishirō*, Shihan de Aikido. (fonte: An Interview with Endô Seishirô Shihan Aiki News, Dou, No. 144 (2005). translated by Daniel Nishina and Akiya Hideo)

----
* Seishiro Endo (遠藤征四郎) : Está entre as poucas pessoas vivas que estudaram diretamente com o fundador do Aikido, Morihei Ueshiba. Ele também treinou com os mestre do Aikikai Hombu Dojo, dentre eles Hiroshi Tada, Mitsunari Kanai, e Yasuo Kobayashi.

1 ano 4 meses atrás