Pilates para o cerébro!!!

Mestre Dos Santos, há uma crônica de Machado de Assis intitulada "A Linha e a Agulha" que, em linhas gerais, afirma que na vida, existem pessoas que agem em relação a nós como a agulha, que vai abrindo o caminho para que a linha passe e cumpra o seu papel de costurar os tecidos.

E eu me lembrei dessa crônica - que li quando ainda estava no ginasial - às vésperas do meu exame para Shodan, e revi, num flash de memória, o caminho que percorri no aikido, iniciado em março de 2001. E nesse caminho encontrei V.Sa. presente comigo, sempre me incentivando a ir adiante, me fazendo acreditar que, apesar dos meus mais de 45 anos, era possível avançar na aprendizagem dessa arte marcial que nos une; lembrei dos exames de faixa nos quais o senhor esteve presente, como examinador, e do seu polegar para cima, na minha direção, me indicando que eu havia conseguido ultrapassar aquela etapa; lembrei do seminário de 2007, quando trocamos correpondência por email, depois, e o senhor se colocou à minha disposição como irmão mais velho e me repassou alguns conselhos, que foram excepcionalmente úteis, para que eu chegasse até aqui, e inclusive, me incentivaram a ir cursar a faculdade de Direito da UFPa, para continuar aprendendo, como o senhor sempre me estimulou a fazer.

Concluindo, eu afirmo - parodiando Machado de Assis - que o senhor, com a sua espetacular experiência de vida, se constitui numa das agulhas que me abriram o caminho no aikido, com as suas palavras de estímulo, para que eu, sob a tutela extraordinária do sensei Marcelo, tenha chegado até aqui.

As contingências da vida nos tiraram a sua presença física, durante os seminários, mas todos nós, do grupo do sensei Marcelo, o temos na mais alta estima e consideração, e o senhor está presente no nosso reconhecimento sobre a sua importância como um dos nossos mestres, e faz parte do meu plano pessoal ir até Brasília, ab raçá-lo pessoalmente, treinar no aizen dojo e usufruir mais um pouco dos seus saberes.

Um saudoso abraço de reconhecimento e gratidão.

PS: Postei um depoimento na sua página no Facebook, registrando também lá esse reconhecimento.

7 anos 1 semana atrás