Kobayashi Sensei

Yasuo Kobayashi 小林 保雄 (77 anos)

Kobayashi Sensei, como é mais conhecido por seus alunos, é 8o. Dan de Aikido da Aikikai. Ele nasceu em Tóquio no dia 20 de Setembro de 1936. Aos dezoito anos de idade entrou para a Aikikai Hombu Dojo em Abril de 1954. Na mesma época entrou para a Universidade Meiji e lá fundou O Clube Universitário de de Aikido.

Aos 22 anos de idade, tornou-se um dos instrutores da Hombu Dojo (em 1958). Em Abril de 1969, aos 32 anos de idade, abriu seu próprio dojo em Kodaira. Em Novembro de 1972, agora com 36 anos de idade, deixou a Hombu Dojo, onde lecionou por 14 anos, para se dedicar como instrutor-chefe da sua rede de dojos.

Recebeu 2 prêmios do Nihon Budo Kyugikai ( Conselho de Artes Marciais do Japão 日本武道協議会 ). Em 15 de Janeiro de 1987, aos 51 anos de idade, recebeu o prêmio de reconhecimento pela excelência organizacional e em 15 de janeiro de 2005, aos 68 anos de idade, recebeu o título de reconhecimento pela excelência na difusão do Aikido (foto).

Kobayashi Sensei, além de lecionar em vários dos seus dojos no Japão, é regularmente convidado a ensinar em Taiwan, Finlândia, Suécia, Reino Unido, Canadá (Calgary), Brasil e Estados Unidos. Atualmente existe aproximadamente 120 grupos que possuem algum tipo de filiação à sua organização denominada Aikido Kobayashi Dojo.