Jardim das Delícias!

Estas palavras desde já as pressinto muito aquém do objetivo almejado. De maneira similar, no Aikido, ao contemplar meus professores (senseis e alunos) executando técnicas com extrema harmonia e fluidez, percebo a mesma distância quando comparada à movimentação que me é possível neste incipiente estágio.

Contudo, tanto em um caso quanto no outro não devo esmorecer.

Devo perseverar na busca... de palavras para expressar minha gratidão e de ações cada vez mais harmônicas e fluidas para expressar o Aikido.

Enorme é minha gratidão pelo Mestre Dos Santos, por seus ensinamentos, por ter me recebido em seu dojo, por tornar esse dojo um templo onde encontro abrigo e orientação, e por tornar esse templo um lar ao me dedicar sua amizade.

Enorme é minha gratidão pelo amigo e professor Gustavo.

Começamos como alunos e amigos, treinamos como professor e aluno, permanecendo amigos.

Sou grato pelo que me foi transmitido nessas diferentes condições. 

Igualmente, agradeço aos demais professores (senseis e alunos de Brasília e Goiânia) por terem me estendido da mesma forma a mão fraternal e pacientemente me ensinarem o que aprenderam ao longo do tempo.

Foi com o auxílio de todos que pude dar mais esse passo.

Creio, como quem pressente, que aprender é uma meta em si própria; é uma finalidade em si mesma.Creio que não se trata de atingir um objetivo tal qual alguém que mira um alvo imóvel, que não se trata de atingir um alvo – porquanto esse alvo esteja fora de mim. Não se trata de equiparar-se à determinada figura, obra ou efeito; não se trata de emoldurar um instante e eternizá-lo, cristalizando-o para fora do devir e tornando-o um patamar estático.

Assim, corre-se o risco de tornar poça cediça o que outrora fora fonte límpida. Trata-se, a meu ver, da realização cotidiana de uma meta, de voltar-se rumo a um ideal e tender para ele resoluta e persistente, mesmo sabendo-o sempre mais além. 

Torçamos para que nesta infindável jornada conheçamos outros que sigam conosco por ela, por alguns instantes ou por todo o tempo que lhes for permitido. 

Torçamos que possamos orientar nosso olhar para a direção correta quando estivermos perdidos, nos ajudem a calar as agitações do espírito quando confusos, nos estimulem a insuflar no corpo e na alma a determinação necessária para guiar o trabalho de nossas mãos e o sentido de nossos passos, com equilíbrio e harmonia. 

Espero estar à altura do que me foi ofertado em tantos sentidos, espero poder manter dignamente esta única faixa e essas amizades e perseverar no caminho da eterna aprendizagem necessária para se tornar não um exímio e impecável artista marcial, mas um pleno ser humano.

À todos do Instituto Teruo Nakatani, meus sinceros agradecimentos.

7 anos 5 meses atrás