Fuga, a melhor opção!

Fuga — O melhor procedimento! Fuga  - A melhor opção!

Estratagema 36

De todas as estratégias, "Fuga — a melhor trama", talvez seja a estratégia mais conhecida, mas também a menos compreendida. Muita gente não consegue perceber que se trata de uma estratégia para uma situação desesperadora.

Por exemplo, quando diante de uma derrota definitiva, pode-se agir de três maneiras: a) render-se, b) negociar a paz ou c) fugir.

Render-se é admitir a derrota total. Negociar a paz é reconhecer que já se está meio derrotado. No entanto, fugir não significa derrota. Ao fugir, ainda se pode armar um retorno e pode-se acabar derrotando o inimigo para vencer a batalha. A fuga pode dar tempo para compreender o inimigo e compor nossas forças antes de lançar um outro ataque.

Caso da Kentucky Fried Chicken (KFC)

A Kentucky Fried Chicken (KFC) é um bom exemplo do uso desta estratégia. Como parte de suas tentativas de globalização, a KFC entrou no mercado asiático em fins da década de 1960, através de Hong Kong. Infelizmente, o mercado de Hong Kong não estava preparado para as lanchonetes ocidentais. Também foi difícil, para a KFC, concorrer de frente com a comida local e o "dim sum" (bolinhos/pastelzinhos feitos no vapor com recheios variados, típicos da região de Cantão  e  consumidos no café da manhã e no almoço), muito mais baratos. Em vez de insistir, a KFC retirou-se de Hong Kong. Levou tempo estudando o mercado asiático, reavaliou a estratégia e lançou um segundo ataque ao setor de alimentos, dessa vez em Cingapura. O mercado asiático da época, Cingapura, em especial, estava pronto para o fast food  ocidental por causa da afluência e de uma atitude pró-Ocidente. Com os anos de experiência em Hong Kong, a KFC vendeu todo o conceito ocidental de fast food como um estilo de vida. Através de anúncios, projetou-se a impressão de que comer na KFC era moderno e elegante, condizente com a pessoa e a família afluentes.

O sucesso em Cingapura permitiu que a KFC retornasse ao mercado de Hong Kong. Com o correr dos anos, a KFC  expandiu-se de forma agressiva nas cidades asiáticas.

Adaptado do livro As 36 Estratégias dos chineses - Amilenar sabedoria chinesa aplicada ao mundo dos negocios.
j.f.santos - Godan - Brasilia Aikikai

4 anos 3 semanas atrás