Enduro ou o moderno musha shugyo

Na época dos samurais, existiu o rito do musha shugyo, era a prática de visitar inúmeros dojos e mestres de diferentes escolas pedindo instrução ou fazer abertamente desafios. Neste último caso, o Musha-shugyo era arriscado devido aos ferimentos que poderiam acontecer. No entanto, era uma excelente do samurai testar sua habilidade, melhorar suas técnicas aprendendo o máximo sobre outros estilos de arte marcial.

Modernamente, são proibidos competições ou duelos mortais, talvez, devido a esta proibição o treino diário no mesmo dojo, com os mesmos parceiros acarrete a inevitável perda de tensão ou crie vícios de postura ou de comportamento que não existiriam num ambiente viril e desconhecido.

Se isto estiver acontecendo com você, procure aumentar ou revitalizar seu treino.

Como?

a) Treine na aula de outro instrutor ou

b) Treine em dojo de outro bairro ou de outra cidade.

Por exemplo, no verão, vá treinar em algum lugar mais quente; no inverno, vá treinar num lugar bem mais frio do que o seu atual dojo, assim, certamente, você estará praticando sob trabalho mais árduo, adquirindo endurance, é o enduro dos samurais. A palavra enduro é uma abreviação de endurance, que em inglês é sinônimo de resistência.

Acredite, praticando desta maneira você estará ressuscitando o espírito samurai do Musha-shugyo.

Ao superar estas adversidades como calor, frio, novos parceiros, clima, ambiente, etc você estará melhorando seu Aikido ou sua arte marcial.

Os gashukus ou retiros são as melhores formas de promover o progresso de suas técnicas obtendo os benefícios emocionais e espirituais do samurai musha-shugyo.

--
Traduzido e adaptado por J. F. Santos
do livro The Samurai Sourcebook de Stephen Turnbull

10 anos 3 meses atrás