Aikido Alternativo

Descrições de Técnicas Alternativas

Alan Drysdale escreve (em itálico):

Só um pouquinho mais sério, a palavra de acordo com Alan:

Ikkyo: armar o braço com o cotovelo inclinado para uma maior ou menor extensão a fim de proteger o cotovelo de uke, uke e nage estão virados mais ou menos para a mesma direção, pelo menos por algum tempo.

Ikkyo: Segure o braço do seu parceiro, seja o seu centro.

Nikkyo: rotação dos dois ossos do antebraço, com o antebraço mais ou menos na horizontal, usando tipicamente o pulso dobrado para o lado inferior do pulso para produzir a rotação, na direção que faz o ombro girar para frente. Uke e nage podem estar direcionado para a mesma direção ou (quase) um para o outro. Ás vezes é chamado Ikkyo quando o braço está quase reto.

Nikkyo: Segure o braço do seu parceiro diferentemente, afete o seu centro.

Sankyo: rotação dos dois ossos do antebraço, com o antebraço mais ou menos vertical, na mesma direção. Mão tipicamente dobrada para a parte de trás do pulso.

Sankyo:Segure o braço do seu parceiro diferentemente, afete o centro deles/delas.

Yonkyo: segurando o antebraço de uke como uma espada e cortando para fazer o ombro chegar até o chão. (Inclui direcionar o cotovelo para frente tão necessário o possível para alcançar o fim determinado). Pode ser feito uso de um ponto de pressão no antebraço do uke. Movimento semelhante segurando a mão seriaPropriedade de movimento semelhante que a mão pode ser sankyo.

Yonkyo: Segure o braço do parceiro diferentemente, inflija dor, afete o seu centro.

Gokyo: ikkyo com a mão no pulso virado em cima de para limitar movimento de uma faca.

Gokyo: Agarre o braço do seu parceiro diferentemente mas precendo muito com Ikkyo, afete o seu centro.

Rokkyo: Um doce feito com pasta de amêndoa. Se você come muito disso afetará seu centro.

Shihonage: técnica aonde você agarra o antebraço/pulso/mão do uke como um bastão, a palma do uke para cima, vire suas costas para o  uke, e corte sobre sua cabeça (frequentemente virando 180 graus), lançando uke ao chão ou permitindo uma mais suave descida para o tatame.

Shihonage: Kotegaeshi com esteroídes.

Kotegaeshi: rotação dos dois ossos do antebraço como nikkyo, entretanto na direção oposta e geralmente conduzindo a um lançamento do uke. Como shihonage feito na direção do uke e com um círculo menor.

Kotegaeshi: Sankyo na mão errada.

Iriminage: capture a cabeça de uke e o arremesse.

Iriminage: não agarre o braço do uke, afete o seu centro.

Kaiten Nage: faça o uke se inclinar na altura de sua cintura e crie condições para o uke fazer um rolamento empurrando pelo braço mais perto de você que está situado sobre o ombro do parceiro.

Kaitennage: Sankyo enquanto girando o eixo de z para o plano de xy. Contra-ataque segurando o braço do uke, afete o seu centro. Também conhecido como " waza " de encontro furado.

Tenchi nage: tire o equilíbrio do uke para um lado, então dê um passo para frente e em seguida para atrás e lançe o uke.

Nage de Tenchi: Iriminage para ambos os lados ao mesmo tempo.

Koshi nage: encaixe uke em seus quadris e vire seus quadris assim ele cairá virandopor cima de você.

Koshinage: iriminage para aqueles com SDA (Síndrome de Déficit de Altitude)).
J. Toman

--
"Gostaria de saber se naquele momento poderia se perguntar ao Sr. Ueshiba para nos dar a palavra ou uma demonstração de sua ação durante aquele momento de forma que nós o poderíamos entender o som da palavra de adquirir para aikido." -- Lee Green do documentário " Rendezvous with Adventure " Huh???
--
por J. Toman, toman@marge.cyber-dyne.com
(http://www.aikiweb.com/humor/toman1.html)
--
Traduzido por José Leonardo Fonseca Santos

8 anos 3 meses atrás