Como escolher sua academia de Aikido

Como escolher sua academia de Aikido

Aikido como escolher sua tribo

Aikido – escolha a sua tribo!
(atualizado em: 28-nov-2017)

Quantos já se perguntaram: estou no lugar que penso estar? Ou seja, estou treinando Aikido em uma academia ligada a Aikikai do Japão ou organização oficial? Como posso ter certeza disso?

A academia está perto de sua casa ou do trabalho? Certifique-se que a academia da qual você vai participar é facilmente acessível e conveniente.

Antes de decidir participar de uma academia, é sábio experimentar antes de comprar. Pergunte se tem aula experimental, se pode assistir uma aula, se negar isto, comece a suspeitar. Visite outras academias, compare. A academia tem vários horários disponíveis? A academia permite frequentar outros horários, no caso de você faltar?

Portanto, ao escolher sua tribo é bom ir ao dojo, assistir uma aula, observe o comportamento do instrutor. O instrutor dispensa atenção? É interessado? É autoritário? Trata os alunos de maneira agressiva? Permite o dialogo? O instrutor demonstra conhecimento amplo sobre o Aikido? O instrutor frequenta seminários?

No que tange a academia, veja se o dojo é limpo, bem conservado. Os praticantes são receptivos e educados? A academia permite que se faça aula experimental?

Tenha cuidado se o dojo se nega a responder suas perguntas ou se fazem mistérios. Proselitismo religioso não deve ser praticado no dojo. Cuidado, para você não entrar, ingenuamente, numa seita.

A academia que você selecionar exercerá influência direta sobre sua motivação. Por isso, tome todo o cuidado que puder para pesquisar bem e encontrar aquela que atende a todos seus critérios de escolha.

No Brasil, existem grupos com ligação direta com a Aikikai, ou seja, cujos lideres ou organizações nacionais tem foro jurídico localizado no Brasil e não no estrangeiro.

Todavia, existem, também, grupos que afirmam terem tal ligação com a Aikikai através de instrutores ou organizações de fora do Brasil, fica difícil comprovar o que afirmam esses grupos, pois não há como verificar a veracidade das informações.

Já no caso das organizações e líderes nacionais, podemos verificar se o  dojo/academia é oficialmente reconhecido. Basta contatar a organização nacional e se informar.

Algumas pessoas não sabem se a academia/dojo onde treinam é ligada a Academia Central do Japão, a Aikikai. Para isso basta saber qual Shihan (pessoas que possuem esse título podem expedir pedidos de homologação de grau diretamente a Aikikai) ou organização oficial nacional a sua academia é ligada.

  1. O mestre Ichitami Shikanai, que é Shihan 7o. Dan (Dojos Nakatani). É delegado oficial da Aikikai do Japão no Brasil.
  2. BRAZIL AIKIKAI (Confederação Brasileira de Aikido). O seu presidente é o mestre Wagner Bull (7o. Dan - Shihan). O site da Brasil Aikikai é: http://www.aikikai.com.br/. A Confederação Brasileira de Aikido usa a expressão "Brazil Aikikai", reconhecida pela Aikikai do Japão, cujo presidente é o mestre Wagner Bull. Atualmente congrega o maior número de dojos e praticantes do Brasil. O Instituto Teruo Nakatani (ITN - Aizen Dojo) é filiado a Confederação.
  3. FEPAI (Federação Paulista de Aikido). O seu presidente é o mestre Makoto Nishida (7o. Dan - Shihan). O site da Fepai é: http://www.fepai.org.br/. É delegado oficial da Aikikai do Japão no Brasil e Representante do Brasil e Representante do Brasil na FIA (Federação Internacional de Aikido – IAF em Inglês -  (para detalhes veja em Member Nations e clique no item Brazil).
  4. União Sul-americana da Arte do Aikido - http://www.aikidokawai.com.br/. Originalmente chamada de Associação Central de Aikido, criada pelo falecido mestre Reishin Kawai (1931-2010), que foi Shihan, 8o. Dan. Vale ressaltar que filiado a esta organização tem-se o Instituto Pesquisa do Aikido (APA), representada pelo mestre Keizen Ono, 7º. Dan, shihan.
  5. Federação Brasileira de Aikido (FEBRAI), criada pelo mestre Severino Sales, 6º Dan, que obteve filiação a Aikikai em 29 de Abril de 2009. O site da Febrai é: http://www.febrai.com.br/
  6. Aikido Sansuikai International – Onde se encontram os mestres Ricardo Leite, 6º Dan, titular do Bushikan Aikido, Carlos Dutra, 6º Dan, dentre outros. Segundo maior grupo de praticantes no Brasil. Os membros da Aikido Sansuikai International estão sob a orientação do mestre Yoshimitsu Yamada, Shihan 8o. Dan, Nova York. Saiba mais em http://aikidosansuikai.org/ e http://www.nyaikikai.com/
  7. Instituto Maruyama do Aikido – Organização do Mestre Roberto Maruyama, 7º Dan. O site é http://www.institutomaruyama.com.br/

Antes de escolher um grupo de Aikido, aconselhamos que pesquisasse bem a origem do grupo que esteja interessado em ingressar. Pois uma coisa é afirmar a ligação com a Aikikai do Japão, outra coisa é ser, de fato e de direito, academia ou dojo da Aikikai.

J.F.Santos
5º. Dan Aikikai
Aizen dojo

Produzido pelo Aizen Dojo de Brasília. Distribuição livre para todos os interessados no Aikido da Aikikai praticado no Brasil. 
Para eventuais correções e atualizações, favor contatar o autor.

--------------------------------------------
Parcial do site da Aikikai do Japão
--------------------------------------------

"Official Dojo and Organizations" are the heart of the promotion and dissemination of Aikido. Dojo and Organization guidelines are approved by Aikikai Foundation.

Overseas Organization

The following Aikido Organizations in each country have been given Hombu Official Recognition in accordance with the rules set forth in the International Regulations of Aikido World Headquarters.
There are also a number of Aikido Organization, which have not yet been given Hombu Recognition.
Those organizations, which comprise of Aikido practitioners with Aikikai Dan Grades, are also members of world Aikido family under the Aikikai's umbrella.

Brazil Associacao Central de Aikido www.aikidokawai.com.br
  Confederacao Brasileira de Aikido Instituto Takemusu Brazil Aikikai www.aikikai.org.br
  Federacao Brasileira de Aikido (FEBRAI) www.febrai.com.br
  Federacao Paulista de Aikido www.fepai.org.br
  Instituto Maruyama www.aikidomaruyama.com.br

link para a tabela completa
http://www.aikikai.or.jp/eng/about/organization.html